Pensamento Sistêmico e Organização que aprende

Tópicos do livro A Quinta Disciplina – Peter M. Senge

“A vantagem competitiva sustentável está na empresa que aprende” disse Arie Geus, ex-vice-presidente de planejamento da Ryal Dutch/Shell

Organização que aprende versus organização controladora

Problemas grandes levam a maioria das pessoas a tentar soluções fragmentadas, a primeira atitude seria “dividir para conquistar”. As cinco disciplinas que será descritas abaixo colocam a noção que tratar o todo de uma organização é mais eficaz do que as partes separadas.

Para o domínio das disciplinas deverá ter uma fusão coerente entre teoria e prática, somente assim será possível aplicar com assertividade as soluções dos problemas complexos.

A organização controladora deseja que cada parte de sua empresa tenha com o máximo desempenho e controla para que isso seja a realidade.

Em revés a essa a organização que aprende distribui o conhecimento para que todos na organização sintam-se parte da mudança, envolvendo toda organização com o espírito de colaboração.

As cinco disciplinas

As cinco disciplinas são: Domínio pessoal, Modelos mentais, Visão compartilhada, Aprendizagem em equipe e Pensamento sistêmico.

Desde meados da década de 90 até hoje ainda existem poucas organizações que aprendem. O principal objetivo para ter sucesso em uma empresa é conhecer bem a situação atual antes de agir em qualquer ponto do sistema.

  1. #1 por Holon (@portalholon) em 24/04/2012 - 14:52

    Dentre as cinco disciplinas de Peter Senge, o Pensamento Sistêmico é a mais importante pois é a disciplina que integra as outras, fundindo-as em um corpo coerente de teoria e prática.
    Deste modo é indispensável para aprendizagem. Trata-se de uma nova forma de olhar, perceber, observar e compreender a realidade.
    Para quem tiver mais interesse segue a sugestão de um programa de certificação em pensamento sistêmico: http://www.visaosistemica.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: