As vantagens de usar cloud IDE é a capacidade de reproduzir facilmente o ambiente a partir do repositório do git, outra vantagem é não precisar instalar programas no seu computador, também é possível começar o desenvolvimento em uma máquina e continuar exatamente onde você parou em outro computador.

Caso seja necessário desenvolver em computadores diferentes como faço? Cloud IDE. Por exemplo, usar o meu computador quando estou em casa de manhã e continuar o desenvolvimento quando vou pra casa do meu pai a noite.

Os principais recursos necessários

Uma IDE deve fornecer um local único para o trabalho de desenvolvimento. Para isso é preciso recursos principais como: editor de código, gerenciamento de código fonte, execução e visualização do resultado.

Editor de código

É a parte principal de escrita de código então esse recurso deve ter meios de ajudar o desenvolvedor a se adaptar a sua forma de escrita de código, ou o contrário, o desenvolvedor tem que adaptar a como é que a IDE disponibiliza suas facilidades.

Gerenciamento de código fonte

Pra mim o que faz o andamento das funcionalidades é o git. Esse tipo de fluxo de trabalho é bem explicado pelo github: https://guides.github.com/introduction/flow/

Basicamente, cria uma branch, adiciona commits, abre um pull request para discussões, comentários + code review, faz deploy e reintegra a branch na master.

Sendo assim os códigos gerados pela IDE não ficam “presos”, estão sempre a disposição do time para contribuições.

Execução e visualização do resultado

Aqui a IDE deve fornecer uma maneira legal de executar e visualizar aquilo que está sendo trabalho. Para esse caso, eu sempre prefiro conseguir reproduzir o mais próximo do ambiente de produção para evitar erros de incompatibilidade.

Assumindo responsabilidade de infraestrutura

Devido essas facilidades, podemos deixar de lado a relação direta com a infraestrutura, mais um benefício, conseguir trabalhar com “a infra estando por baixo dos panos”.

Em determinados momentos da carreira é importante assumir responsabilidades de infraestrutura, eu recomendo aprender docker e aws, essas coisas que ajudam pra caramba o trabalho do desenvolvedor, está ligado mais a infraestrutura do que ao desenvolvimento e isso vai dar uma bagagem necessária para ser o profissional completo.

Mas se estiver se aprofundando em programação, aprendendo sobre um framework, por que seria necessário assumir essa responsabilidade?

Como eu uso?

Você também pode criar ambiente de desenvolvimento rapidamente eu vou mostrar o passo a passo abaixo. Quero que você também tenha o gatilho mais rápido do oeste para executar aplicações, hehe.

Codeanywhere

1- Acesse https://codeanywhere.com/

codeanywhere.com

2- Clique em Login

3- Clique no ícone do GitHub

codeanywhere.com-login-github

4- Informe o seu login e senha da conta do Github

5- No editor escolha o nome para o container, no meu caso vou escolher “slim-skeleton”

6- Escolher a stack, para PHP digite php7 na busca, click na stack php7 no centos 6.5

editor-php7

7- Clique em CREATE, vai aparecer uma mensagem de progresso ex: “Status: Deploying Container…”

8- Na aba do terminal que está aberta faça o clone do projeto que vai executar, no meu caso “git clone git@github.com:ptcmariano/slim-skeleton-controller.git .”

9- baixar as dependencias do projeto comando “composer install”

10- Clique em Run Project, e irá abrir uma nova aba com o projeto sendo executado

editor-executando-projeto

Está pronto, só continuar o fluxo de desenvolvimento do git, toda stack está na mão com poucos comandos.

Dica: caso precise criar um ambiente em cloud IDE que seja para um fim específico, utilize um email temporário, com a ferramenta https://temp-mail.org/pt/

E agora, recomendo experimentar trabalhar dessa forma. Depois volte nesse post e me diga se valeu a pena ou se você preferiu continuar com o ambiente local. Preciso saber quais seriam os motivos para que eu tivesse que assumir a responsabilidade de infra em ambiente local.

Abraços e codifiquemos!

Anúncios

Um comentário em “Ambiente de desenvolvimento integrado na nuvem (Cloud IDE)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s